quinta-feira, 26 de agosto de 2021

A medalha de São Bento e o que ela representa...

                


                A medalha de São Bento, essa em questão cunhada em prata, é raríssima e muito antiga, ela por se referir a um santo da igreja católica é muito conhecida por adeptos à religião, recheada de muitos significados religiosos e de simbolismos.

                 Pois bem com muito simbolismo por trás dessa medalha e é neste contexto que eu posso dizer que para os fiéis católicos, ela está sendo poderosa nestes novos tempos de pandemia que estamos vivendo segue o texto: 
                 Quem era São Bento.... Cujo o nome é Bento de Núrsia, nasceu na região de Úmbria na Itália por volta do ano 480 D.C em uma família romana nobre, Bento tinha uma irmã gêmea chamada Escolástica.
                 Bem jovem se mudou para Roma para estudar filosofia, durante sua vida aprendeu a viver como eremita distante de todos viveu no monte Subíaco por mais três anos e se profundou em orações e estudos eremitas.
                  Foi descoberto tempos mais tarde por pastores nessa gruta e passou a receber visitas de fiéis em busca de conselhos e orações, devido a sua fama, Bento foi convidado para o convento de Vicovaro, onde chegou a ser superior mas não houve boa adaptação como o modo de vida que os monges levavam pois não era de acordo com os ensinamentos de Cristo.     
                  Essa discordância causou estranheza entre os monges, que tentaram assassiná-lo adicionando veneno na sua taça de vinho que se estilhaçou durante a oração feita antes da refeição, a partir desse momento Bento decidiu abandonar o convento e voltar para a gruta que o abrigara quando jovem. 
                  Bento acabou fundando uma dezena de mosteiros e neles eram recebidos filhos da nobreza romana para estudar, escreveu um livro sobre a vida comunitária em monastérios, o livro fala sobre o poder do silêncio, o poder da caridade e da obediência, e acima de tudo da oração e também outros temas. e assim ficou conhecida a ''Ordem dos Beneditinos'', tendo como objetivo principal a paz, palavra essa que está gravada em latim na medalha na qual vou falar a seguir. 

                   A medalha de São Bento : Cuja a sua origem é desconhecida, mas ela é um sinal visível de fé para os que acreditam no poder que ela tem.
                   Estudiosos apontam que a devoção por essa peça teve inicio no território da atual Alemanha onde se popularizou a partir do século XVII, com a redescoberta da peça na região, com tudo acredita-se que a primeira medalha foi feita em um mosteiro no Monte Cassino, a partir daí foram cunhadas de várias formas e nelas estão escritas em Latim, com poderosos significados... 


                   No reverso há uma cruz e na qual podemos identificar a letras C S P B iniciais de Sancti Patris Benedicti, significando - Cruz do Santo Pai Bento.

                   Na haste vertical lemos C S S M L iniciais de Crux Sacra Sit Mihi Lux, significando - A cruz sagrada seja a minha luz.

                   Na horizontal temos as letras N D S M D, iniciais de Non Draco Sit Mihi Dux,  significado - Não seja o dragão meu guia.
 
                    Ao lado da palavra Pax, do lado direito vemos as letras V R S N S M V significado - Vade Retro Sátana Nunquam Suade Mihi Vana - Retira-te, satanás, nunca me aconselhes coisas vãs.
                    Aliás, parte desta frase foi muito usada por nossos avós e pais, essa é a origem dessa expressão popular, Sai de retro satanás...

                    Do outro lado esquerdo temos as letras S M Q L I V B significado - Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas - É mau o que me oferece, bebe tu mesmo os teus venenos. 

                    Do outro lado da medalha...


                    Temos a imagem de São Bento segurando um livro em uma das mãos, e na outra segurando uma cruz em algumas medalhas ao lado da cruz tem um cálice com uma serpente e um corvo que representa a tentativa de assassinato frustrada contra São Bento. 
                    Em volta da imagem há escritas da prece, EIUS-IN-OBITU-NRO-PRAESENTIA-MUNIANUR- significado - Sejamos confortados pela presença de São Bento na hora de nossa morte.   
   
                     Como e porque essa medalha é usada até hoje... 
                     Para os fiéis a medalha representa a redenção de São Bento com a intercessão de Jesus, concedendo graças na proteção de epidemias, venenos, doenças e perigos causados por influência do satanás.  
                     Como proteção para os que creem nos milagres creditados a São Bento, acredita-se que ela pode garantir proteção no alcance de graças da religião católica, essa peça contém grande influência e poder de exorcismo... Com ela e tendo fé, você estará totalmente brindado contra o mal.

                 

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Não importa em qual estação...

        Você encanta os meus desejos e ainda por cima me satisfaz...
        Você é primavera em pleno inverno... 
        Se vier por baixo, eu me desmancho de prazer.
        Se vir por cima, aumenta ainda mais o meu desejo.
 
        Você mulher...
        Com o seu perfume seu calor seu hálito quente seus beijos com os lábios trêmulos e respiração ofegante.
        Deixa escapar fragmentos de tesão que se transformam em luz dentro de nós.

        Um dizer sábio...  O namoro é um passa tempo, o amor sim é importante.

        E se por algum motivo um dia o amor se tornar uma barreira de incertezas quando ainda não tivermos realizado os nossos sonhos.
        Esse será o momento...
        Em que vamos precisar construir uma atmosfera que nos possibilitará sonhar bem mais alto do que possamos imaginar.

        Por isso...
        Eu vou sempre bater na tecla de sobrevivência amorosa, não podemos deixar que nada interfira nesse sonho de felicidade.
        Quero você...
        Com a energia gerada na noite. 
        Pois estaremos sempre acompanhados da Lua. 





quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Mas acontece que......


 O amor quando acontece...

Sobe e desce e umedece.  
Transtorna dias e noites se não acontece.
Mas acontece...
Que o amor... Contrariando ditos e não ditos.
Tem que ser precoce.
Para não perder a razão na demora da opinião.
Há, quem se contra diz e acaba se tornando infeliz.
Porque se ainda não descobriu onde encontrá-lo. 
Ele está nas várias formas em que ele existe...

Por Alfredo Guilherme 


quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Reflexão boemia....

 

         
         Se observamos com cuidado, podemos detectar a aparição de uma nova faixa social que não existia antes: pessoas que hoje têm entre sessenta e oitenta anos.
          A esse grupo pertence uma geração que expulsou da terminologia a palavra envelhecer, porque simplesmente não tem em seus planos atuais a possibilidade de fazê-lo.
          É uma verdadeira novidade demográfica, semelhante ao surgimento  da adolescência; na época, que também era uma nova faixa social, que surgiu em meados do século XX para dar identidade a uma massa de crianças desabrochando, em corpos adultos, que não sabiam, até então, para onde ir ou como se vestir.
         Este novo grupo humano, que hoje tem cerca de sessenta, setenta ou 80 anos, levou uma vida razoavelmente satisfatória.
        São homens e mulheres independentes que trabalharam durante muito tempo e conseguiram mudar o significado sombrio que tanta literatura latino-americana deu por décadas ao conceito de trabalho.
        Longe dos tristes escritórios, muitos deles procuraram e encontraram, há muito tempo, a atividade que mais gostavam e na qual ganham a vida.
        Supostamente é por isso que eles se sentem plenos; alguns nem sonham em se aposentar.
        Aqueles que já se aposentaram desfrutam plenamente de seus dias, sem medo do ócio ou solidão, crescem internamente. Eles desfrutam do tempo livre,  porque depois de anos de trabalho, criação dos filhos, carências, esforços e eventos fortuitos, vale bem a pena contemplar o mar, a serra e o céu.
        Mas algumas coisas já sabemos que, por exemplo, não são pessoas paradas no tempo; pessoas de cinquenta, sessenta ou setenta, homens e mulheres, operam o computador como se tivessem feito isso durante toda a vida.
        Eles escrevem e veem os filhos que estão longe e até esquecem o antigo telefone para entrar em contato com seus amigos para os quais escrevem e-mails ou mandam WhatsApp.
       Hoje, pessoas de 60, 70 ou 80 anos, como é seu costume, estão lançando uma idade que ainda não tem nome. Antes, os que tinham essa idade, eram velhos e hoje não são mais... hoje estão física e intelectualmente plenos, lembram-se da sua juventude , mas sem nostalgia, porque a juventude também é cheia de quedas e nostalgias e eles bem sabem disso.
       Hoje, as pessoas de 60, 70 e 80 anos celebram o Sol todas as manhãs e sorriem para si mesmas com muita frequência ... Elas fazem planos para suas próprias vidas, não com as vidas dos demais.
       Talvez, por algum motivo secreto que apenas os do século XXI conheçam e saberão, a juventude é carregada internamente.
       A diferença entre uma criança e um adulto é, simplesmente, o preço de seus brinquedos... E convenhamos o nossos brinquedinhos de adultos são bem melhores huuuu....!