A medalha de São Bento, essa em questão cunhada em prata, é raríssima e muito antiga, ela por se referir a um santo da igreja católica é muito conhecida por adeptos à religião, recheada de muitos significados religiosos e de simbolismos.
Pois bem com muito simbolismo por trás dessa medalha e é neste contexto que eu posso dizer que para os fiéis católicos, ela está sendo poderosa nestes novos tempos de pandemia que estamos vivendo segue o texto:
Quem era São Bento.... Cujo o nome é Bento de Núrsia, nasceu na região de Úmbria na Itália por volta do ano 480 D.C em uma família romana nobre, Bento tinha uma irmã gêmea chamada Escolástica.
Bem jovem se mudou para Roma para estudar filosofia, durante sua vida aprendeu a viver como eremita distante de todos viveu no monte Subíaco por mais três anos e se profundou em orações e estudos eremitas.
Foi descoberto tempos mais tarde por pastores nessa gruta e passou a receber visitas de fiéis em busca de conselhos e orações, devido a sua fama, Bento foi convidado para o convento de Vicovaro, onde chegou a ser superior mas não houve boa adaptação como o modo de vida que os monges levavam pois não era de acordo com os ensinamentos de Cristo.
Essa discordância causou estranheza entre os monges, que tentaram assassiná-lo adicionando veneno na sua taça de vinho que se estilhaçou durante a oração feita antes da refeição, a partir desse momento Bento decidiu abandonar o convento e voltar para a gruta que o abrigara quando jovem.
Bento acabou fundando uma dezena de mosteiros e neles eram recebidos filhos da nobreza romana para estudar, escreveu um livro sobre a vida comunitária em monastérios, o livro fala sobre o poder do silêncio, o poder da caridade e da obediência, e acima de tudo da oração e também outros temas. e assim ficou conhecida a ''Ordem dos Beneditinos'', tendo como objetivo principal a paz, palavra essa que está gravada em latim na medalha na qual vou falar a seguir.
A medalha de São Bento : Cuja a sua origem é desconhecida, mas ela é um sinal visível de fé para os que acreditam no poder que ela tem.
Estudiosos apontam que a devoção por essa peça teve inicio no território da atual Alemanha onde se popularizou a partir do século XVII, com a redescoberta da peça na região, com tudo acredita-se que a primeira medalha foi feita em um mosteiro no Monte Cassino, a partir daí foram cunhadas de várias formas e nelas estão escritas em Latim, com poderosos significados...
No reverso há uma cruz e na qual podemos identificar a letras C S P B iniciais de Sancti Patris Benedicti, significando - Cruz do Santo Pai Bento.
Na haste vertical lemos C S S M L iniciais de Crux Sacra Sit Mihi Lux, significando - A cruz sagrada seja a minha luz.
Na horizontal temos as letras N D S M D, iniciais de Non Draco Sit Mihi Dux, significado - Não seja o dragão meu guia.
Ao lado da palavra Pax, do lado direito vemos as letras V R S N S M V significado - Vade Retro Sátana Nunquam Suade Mihi Vana - Retira-te, satanás, nunca me aconselhes coisas vãs.
Aliás, parte desta frase foi muito usada por nossos avós e pais, essa é a origem dessa expressão popular, Sai de retro satanás...
Do outro lado esquerdo temos as letras S M Q L I V B significado - Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas - É mau o que me oferece, bebe tu mesmo os teus venenos.
Do outro lado da medalha...
Em volta da imagem há escritas da prece, EIUS-IN-OBITU-NRO-PRAESENTIA-MUNIANUR- significado - Sejamos confortados pela presença de São Bento na hora de nossa morte.
Como e porque essa medalha é usada até hoje...
Para os fiéis a medalha representa a redenção de São Bento com a intercessão de Jesus, concedendo graças na proteção de epidemias, venenos, doenças e perigos causados por influência do satanás.
Como proteção para os que creem nos milagres creditados a São Bento, acredita-se que ela pode garantir proteção no alcance de graças da religião católica, essa peça contém grande influência e poder de exorcismo... Com ela e tendo fé, você estará totalmente brindado contra o mal.