Caraca !!!! vocês já repararam como o mundo da linguagem anda evoluindo rápido ?. Tipo, se você não fica de olho nas atualizações, fica perdido, igual a minha vovó tentando entender o que é "cis", e toda essa salada de letras que parece ter saído do alfabeto chamado “ chupa essa manga “vindo lá do Pomar do tio Zizinho.
Então, senta que lá vem a resenha de hoje ! Imagina só você tentando explicar para a vovó o que é "cis". Primeiro, você solta o "cis", que quer dizer…e ela já olha para você tipo " Que porra é essa ?, me diz é um novo aparelho de surdez ?". Aí você tenta explicar: "Não, vovó, 'cis' é uma pessoa que nasceu com o sexo biológico feminino e se identifica como mulher. Ou nasceu com o sexo biológico masculino e se identifica como homem".
E ela ainda tá lá com a expressão confusa, tipo "Ok, mas isso tudo veio de onde? De Marte ?". Vovó !!!... É a mesma coisa quando a senhora escutava lá no interior as ‘parteiras’ dizendo, nasceu um menino homem, ou nasceu uma menina mulher.
E aí você tenta explicar mais, que "cis" vem do latim, que significa "do mesmo lado". Tipo, você nasceu e ficou no mesmo lado que te designaram, sacou? Mas imagina a cara dela tentando processar tudo isso! Parece que está decifrando hieróglifos!
E não para por aí! Tem uma lista interminável de termos novos, cada um mais complicado que o outro! É, "não-binário", "genderqueer", “trans”,” sapoisexual”... E ainda tem aquelas siglas gigantes que mais parecem senhas de banco!
Então, se algum dia vocês se encontrarem em uma conversa com a vovó sobre essas coisas, só peço uma coisa, tenham paciência, porque explicar para ela que "cis" não é nenhum novo aparelho de surdez ou um novo modelo de fogão, ou até um santo remédio para pressão alta, e isso pode levar um tempinho!
Por Alfredo Guilherme