Essa coisa misteriosa que não se compra é um amor puro, pelo senso de pertencimento e pelo prazer de pilotar sobre duas rodas, usando um colete bordado com o seu nome e o brasão do moto clube.
O colete é um ícone indelével na cultura das motocicletas.
Usados pelos pilotos como um testemunho do estilo de vida com suas motocicletas, e triciclos os coletes são ao mesmo tempo símbolos de liberdade e individualidade.
Nos primórdios da história da motocicleta, os pilotos usavam suéteres, jaquetas do time do colégio e macacões de garagem como meio de proteção durante os passeios com suas máquinas.
Apenas alguns motociclistas mais organizados tinham seus nomes estampados na parte de trás de suas jaquetas. Uma prática que evoluiria em paralelo com os futuros coletes.
A evolução do colete de moto clube pode ser rastreada até a Segunda Guerra Mundial.
Os aviadores tendiam a se apegar a coisas que lhes eram familiares e esse senso de identidade era expresso pintando os narizes dos seus aviões e seus incríveis casacos com ícones da cultura pop americana da época.
O vínculo criado por esses homens sob tal pressão foi amalgamado por símbolos e imagens que lhes davam o senso de pertencimento, conforto, poder, proteção e coragem.
Imagens que variavam com personagens de desenhos animados e as garotas pin-ups eram pintadas em suas jaquetas, criando uma linguagem visual por conta própria.
Imagens que variavam com personagens de desenhos animados e as garotas pin-ups eram pintadas em suas jaquetas, criando uma linguagem visual por conta própria.
Depois da guerra, os veteranos voltaram para casa com a necessidade de aliviar o impacto do estresse que viveram durante o conflito armado e muitos encontraram o tal alívio nas motocicletas.
Essas máquinas eram o veículo adequado para quebrar a monotonia da vida mais tranquila em casa, injetando uma dose de adrenalina e excitação.
Na medida em que as motocicletas se tornavam mais poderosas e mais rápidas, surgia a necessidade de uma proteção mais adequada, de modo que as jaquetas que tinham sido usadas durante a guerra tornaram-se uma visão comum entre os motociclistas em os seus moto clubes.
Essas jaquetas ofereciam melhor proteção, mas apresentavam um problema, restringia a mobilidade dos braços, ficando muito quente para a maioria das condições de pilotagem, principalmente nos locais mais quentes durante o verão, nasciam aí os famosos coletes.
Durante a década seguinte, no final dos anos 50, o Mundo viu a propagação dos moto clubes, principalmente nos Estados Unidos.
As mais famosas é sem dúvida a Harley-Davidson a Hell's Angels, e a primeira de afro-americanos a East Bay Dragons de Oakland. Cujo os integrantes deste moto clube por serem negros arriscaram a vida durante dias pilotando motos Harley, foi um ato revolucionário defendendo bravamente a igualdade de direitos.
As mais famosas é sem dúvida a Harley-Davidson a Hell's Angels, e a primeira de afro-americanos a East Bay Dragons de Oakland. Cujo os integrantes deste moto clube por serem negros arriscaram a vida durante dias pilotando motos Harley, foi um ato revolucionário defendendo bravamente a igualdade de direitos.
Ao mesmo tempo, uma série de outros eventos sociais aconteceram como a H.O.G Harley Owners Group, de motociclistas, que provocou uma força significativa de rebeldia com paixão e autenticidade que transcendem cultura, gênero, e idade, pelas famosas motos Harley- Davidson nos seus membros associados.
Todos esses ingredientes foram refletidos em sua visão social, e senso de estilo.
Foi esta rebelião e a necessidade de funcionalidade que fez com que os motociclistas cortassem as mangas de suas jaquetas, resultando no que hoje é conhecido como “The Cuts”.
“The Cuts” evoluiu em paralelo com os estilos e tendências dos tempos, de cortar jaquetas de couro e jeans, para torná-las mais leves.
Nos anos 50, as tendências de moda dos Teds que originou os Greasers nos EUA e dos Rockers no Reino Unido transformaram as jaquetas de couro e os coletes em uma parte emblemática de estilo agressivo recheadas de pinos de metal e botons.
Também aqui no Brasil, essa cultura foi muito além de ser parte fundamental da vestimenta da irmandade de motociclistas da estrada.
Também aqui no Brasil, essa cultura foi muito além de ser parte fundamental da vestimenta da irmandade de motociclistas da estrada.
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