Chamada de ficha ou moeda de alumínio "Morgans Magic Coin", essa famosa moeda foi muito usada por mágicos americanos é usada até hoje por mágicos ilusionistas do mundo todo, é tida como uma espécie de talismã da sorte ela é um dos objetos que me fascina, desperta curiosidade de muitos colecionadores e numismatas do mundo todo.
Sabemos que a moeda leva o nome do designer gravador da Casa da Moeda dos Estados Unidos George T. Morgan, do lado inverso da moeda representando a liberdade, tem a modelagem de Anna Willess Williams, ele é o criador do dólar "Morgan" uma moeda de dólar dos USA, cunhada de 1878 a 1904, também cunhada em 1921, neste interim a moeda "Fantasia Morgans Magic Coin", foi criada de forma comemorativa, assim diz a lenda.
Segurá-la e fazer com que ela gire por entre os dedos da para perceber que neste gesto há um pedaço da história e de magia envolvida.
Há, que saldades, me recordo das brincadeiras e dos truques que o meu avozão fazia com essa moeda, apesar de ser austero ele tinha o seu momento de criança fazia também, magistralmente uma magia que eu adorava, em quanto eu ficava atento e curioso com olhos arregalados de espanto, para saber como ele conseguia tirar da minha orelha uma moeda e fazer ela desaparecer como que por encanto da palma da sua mão, hoje eu ainda tenho guardada com muito carinho essa moeda, como um colecionador de boas lembranças vividas que aconteceram pelas mãos carinhosas do meu avozão, esse detalhe da minha história me mostrou o quanto é incrível e inesquecíveis esses momentos com os nossos netos.
Já com os meus netos a Vibe era outra, como a minha filha era separada sobrava pra mim brincadeiras no parque, noites do pijama na escola, com o neto Lucas muitas horas jogando vídeo game e futebol e ter que comer no faz de conta comidinhas feitas com a doce ilusão infantil na mini cozinha de brinquedo da minha neta Leticia, juntando a tudo isso, maravilhosos dias que se tornaram inesquecíveis na praia, foi um misto de dó e de alegria ao vê-los com a pele dos dedos das mãos enrugadas de tanto ficarem ao sabor do mar se divertindo em vencer as ondas que teimavam em derrubá-los.
Emoção maior pra mim foi colocá-los dentro do Maracanã, na abertura da Olimpíada no Rio de Janeiro.
Descobrir os detalhes, imaginar, pesquisar e entender o que cada uma dessas coisas significa na nossa vida e passa a ter um valor imensurável.
Essa é uma sensação que os colecionistas de felicidade conhecem bem. O relacionamento do ser humano com as coisas que nos rodeiam já foi estudado por diferentes teóricos.
O escritor espanhol Gómez de la Serna traz uma reflexão pertinente: As coisas são a nossa salvação, nas coisas encontramos o que significa sermos humanos.
E é por isso que certas coisas com essa moeda me fascina... Recordar para conhecermos a nós mesmos e a nossa própria história.
Eu recomendo aos amigos do blog esse livro uma coletânea Avós & Netos volume 1 da editora “e-Editora”, Coordenação editorial Alberto Guedes & Silvia Regina Angerami
31 depoimentos/ 31 memórias/ 31 emoções...