sexta-feira, 30 de junho de 2023

Valor do envelhecimento…



     Nas vastidões do planeta, os poderosos oceanos fluem majestosamente há eras, as montanhas se erguem imponentes desde tempos imemoriais e as florestas envolvem a terra com sua exuberante vitalidade. Os rios, serpenteando em seu curso, seguem uma dança eterna entre as paisagens. São elementos imutáveis, testemunhas silenciosas da passagem do tempo.

    No entanto, é curioso como as pessoas frequentemente associam o envelhecimento humano à perda de vitalidade e utilidade. Como se o simples ato de acumular anos de experiência e sabedoria fosse motivo para depreciar alguém. Como se a passagem do tempo diminuísse a relevância e o valor de um indivíduo.
    Essa visão, porém, é um equívoco que pode obscurecer a compreensão da verdadeira essência do ser humano. 

   Assim como os elementos da natureza, cada pessoa é um capítulo vivo da história, carregando consigo memórias, aprendizados e uma capacidade inigualável de adaptação.
   No decorrer da vida, o ser humano pode enfrentar desafios e transformações, assim como as marés que moldam a costa. A idade traz consigo experiências preciosas, uma perspectiva única e a sabedoria que só o tempo pode conferir. As habilidades podem se transformar, mas a contribuição de cada indivíduo continua a ser valiosa, seja através do compartimento de conhecimento, da orientação das gerações mais jovens ou do seu impacto na sociedade.

   Portanto, assim como os oceanos, montanhas, florestas e rios, o ser humano também é parte integrante desse complexo e belo sistema. E assim como a natureza, ele também possui uma beleza intrínseca e um propósito que se revela ao longo do tempo.

   Em vez de rotular o envelhecimento como algo negativo, devemos reconhecer a riqueza e a importância de cada estágio da vida, celebrando a jornada de cada indivíduo à medida que eles amadurecem e crescem, tal como os elementos eternos da natureza.

Por Alfredo Guilherme 



2 comentários:

Anônimo disse...

Fiquei extasiada com a exatidão do seu comentário. Veio ao encontro do que eu penso, mas não conseguiria expressar com tanta clareza.

Dalidaki disse...

Meu simpático escritor. Como sempre você tem uma ampla visão. Vc consegue explanar com muita sabedoria todas as suas escritas .
Amei seu blog.