sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Presidente… "Lula" … Obrigado !



      O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou em Janeiro deste ano uma Lei que equipara injúria racial ao crime de racismo.
      A legislação vigente define como racismo a situação na qual a ofensa é dirigida a uma coletividade, enquanto a injúria racial ocorre quando a agressão é direcionada a um indivíduo. Não há previsão de fiança para nenhum dos dois.

...........................................................

     Como indivíduo, é meu dever proclamar com veemência meu repúdio ao racismo que aflige pessoas pretas no Brasil e no mundo. O racismo é uma ferida profunda em nossa sociedade que persiste há séculos, causando dor, sofrimento e desigualdades inaceitáveis.

Cada ser humano é uma criação divina, um reflexo do amor e da diversidade que o Criador destinou para nosso mundo. Não podemos permitir que o preconceito racial obscureça essa verdade fundamental. Todas as pessoas, independentemente de sua raça ou cor, merecem igualdade, dignidade e respeito.

O amor divino nos ensina a amar nosso próximo como a nós mesmos. Não podemos cumprir esse mandamento enquanto o racismo persistir. Devemos abraçar a diversidade como um presente divino que enriquece nossas vidas e culturas. Devemos reconhecer que a beleza da humanidade reside em sua pluralidade, e a verdadeira harmonia só pode ser alcançada quando celebramos essa diversidade.

É nossa responsabilidade, como seres humanos conscientes e compassivos, trabalhar incansavelmente para erradicar o racismo de nossas sociedades. Devemos educar-nos e aos outros, promover a justiça e a igualdade, e unir-nos em solidariedade com as pessoas pretas que enfrentam a discriminação diariamente.

Somente quando todos nós nos erguermos contra o racismo, quando nos comprometermos a ser antirracistas, poderemos aspirar a um mundo verdadeiramente justo e inclusivo, onde cada pessoa possa viver sua vida com dignidade, livre do fardo do preconceito. Acredito que, com amor divino como nosso guia, podemos transformar essa visão em realidade.

Por Alfredo Guilherme


3 comentários:

Anônimo disse...

Belíssimo texto parabéns

Anônimo disse...

Estamos juntos para essa luta

martinha disse...

A filósofa Ângela Davis disse que “em uma sociedade racista não basta não ser racista. É necessário ser antirracista”. Seu texto querido blogueiro, para além da reflexão sobre a inclusão, igualdade, direitos, justiça, também evidencia sua bandeira de luta no combate ao preconceito e seu posicionamento na luta antirracista. Tem minha admiração!