sábado, 26 de setembro de 2026

Crônica : A Grande Teoria do Dedo Molhado...

 


       O mundo, como se sabe, está preocupado com coisas vastas. Sabemos que existem equipes inteiras de cientistas tentando mapear a inteligência artificial, filósofos a debater a natureza do tempo e economistas a tentar prever o juros no próximo trimestre. 

     A humanidade corre atrás de grandes respostas, de certezas absolutas, de fórmulas que expliquem o universo e resolvam a pressa dos dias.

​     Eu, por outro lado, encontrei a minha maior revelação existencial da semana às quatro da tarde de uma terça-feira, a molhar a ponta do dedo num copo d’água.

​     Foi um gesto involuntário. Estava na mesa da cozinha, compenetrado no aborrecimento de uma tarefa qualquer, quando o indicador resolveu fazer uma visita ao líquido. Bastou cruzar essa fronteira transparente para o tempo mudar de tom.

​     Enquanto lá fora, a vida continuava na sua exigência habitual, na mesma merda de sempre, boletos por pagar, o trânsito da cidade a rosnar ao longe. Mas lá dentro, sob a lente improvisada do vidro, o meu dedo parecia subitamente mais saboreado pelo tempo, ampliado, solene, suspenso numa gravidade zero que custou 0800... 

​     A luz curvava-se. A realidade distorcia-se com uma elegância que nenhum filtro de telemóvel consegue replicar. Fiquei ali uns bons dois minutos, o equivalente a três eras geológicas na linguagem da pressa moderna, a contemplar a profunda diferença entre ser um dedo seco no mundo real e ser um dedo submerso no país das maravilhas em um copo que nem de cristal era.

​     Se alguém tivesse entrado na cozinha naquele momento, teria visto um homem adulto, de olhar fixo e expressão contemplativa, com o dedo mergulhado na água como quem testa a temperatura do mar antes de partir para um mergulho... Diriam, com razão... " Tá chapado" ou "Perdeu o juízo". Mas a verdade é que nunca estive tão lúcido.

     Há algo de profundamente sutil no modo como a pele reconhece a água. Olhando para a cena, pensa-se no mistério das mãos e na sua dupla vida, desse mesmo dedo que aqui flutua, suspenso na refração do vidro, é o mesmo que, no recolhimento e na intimidade, navega por outros relevos e desperta o prazer da companheira amada. É a mesma ponta de pele que ativa, no silêncio do corpo, as pequenas tempestades hormonais da hipófise, essa fábrica secreta de afeto, ocitocina e desejo. No fundo, seja na intimidade a dois ou num copo de água à tarde, a magia é sempre a mesma, e a ciência impecável de um simples toque.

​     Enquanto a física quântica tenta explicar como duas partículas se comunicam à distância, eu descobri que a melhor maneira de desligar do ruído do planeta não exige retiros espirituais nem viagens ao Teto do mundo no Tibete. Basta um copo transparente, com quatro dedos de água e a coragem de ser ridículo por alguns instantes, ficando com dedo dentro dele.

​     Tirei o dedo... A água tremeu, ajustou-se e voltou a ficar serena. Sequei a ponta do indicador na calça e voltei à rotina. 

     O mundo continuava sem grandes respostas, lá fora, eu já tinha a minha, de vez em quando, para ajustar a perspetiva, só precisamos de ver a vida através de um dedo dentro de um copo d'água. 


         Por Alfredo Guilherme 



9 comentários:

Anônimo disse...

Muito sutil e de ótimo bom gosto. a sua crônica meu amigo Alfredo. Sem cair no vulgar, o leitor percebe que a verdadeira intimidade reside nos pequenos relevos e no tempo que se dedica ao outro.

Anônimo disse...

Excelente texto! Fica só a dúvida técnica para os próximos leitores que tentarem reproduzir o experimento em casa funciona melhor com água gelada para despertar a filosofia, ou água em temperatura ambiente para garantir o transe?

Anônimo disse...

kkkk cara vc é demais ... Sua crônica mostra a nobreza das mãos humanas com a mesma mão que se enfrenta o peso do dia a dia, constrói-se o refúgio do amor. É um texto muito humano, que traz um calor bonito para a reflexão da crônica.

Anônimo disse...

Um dedo safadinho no bom sentido, que sabe ler a água é também é um dedo que sabe ler o corpo de quem se ama.

Anônimo disse...

Que belíssimo achado essa sua crônica ! A gente passa a vida procurando grandes sacadas em livros grossos, cursos de meditação ou retiros no topo da montanha, e de repente descobre que o "Nirvana" custa só meio copo d’água da torneira.

Anônimo disse...

O que eu mais apreciei na sua crônica é essa sua capacidade quase mágica de transformar uma bobeira colossal para muitos, numa pausa filosófica de alto nível.

Anônimo disse...

A única questão delicada é a etiqueta. Depois de ler um texto desses, o perigo é a gente começar a testar a física do mundo em qualquer recipiente por aí. Molhar o dedo no copo d’água em casa é poesia, fazer isso na taça de vinho do restaurante fino ou na xícara de café da reunião de trabalho já é pedido de demissão. Há que se ter serenidade para saber a hora exata de ser filósofo de dedo aquático.... kkkkkk

Anônimo disse...

É fascinante como o texto consegue unir a física de um copo d’água à biologia do afeto. Esse mesmo indicador que parece bobo e suspenso no vidro é o instrumento da delicadeza na intimidade.
adorei a crônica.

Anônimo disse...

Texto leve, bem humorado e que dá vontade de parar tudo agora, pegar um copo, molhar a ponta do indicador e ficar simplesmente olhando o nada por dois minutos. Parabéns Alfredo Guilherme pela sensibilidade de enxergar tanto em tão pouco!